terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Eixo VI

Eta semestre repleto de projetos que uniram meus estudos de Pedagogia com a Biologia... Pude aproveitar muitas discussões teóricas como foi o caso das normativas legais sobre as pessoas com necessidades especiais na escola regular com a prática abandonada de conquistas de minha realidade em sala de aula. Lembro-me bem de que estava naquele semestre com um aluno surdo (completamente) em sala de aula, com desvio de idade (12 anos no primeiro ano) e um monte de aportes jurídicos que beneficiariam a ambos, mas a angústia foi maior do que qualquer recomendação. Tive que dar um jeito...



Gostei muito da convivência com a professora de Filosofia. Ela apresentou Adorno que falava da barbárie humana. Fez com que nos posicionássemos eticamente em determinados pontos culturais que são complexos como o próprio caso da eugenia (ligando as interdisciplinas do eixo). Também refletimos a postura da escola e do quanto um regime fragmentado pode desestruturar outros grupos sociais como a família e a religiosidade.


A Psicologia (que já não era mais psicose) remeteu-nos a análises clínicas de Piaget. Depois daquele semestre não deixo de aplicar os testes clínicos ao menos com os alunos que percebo apresentarem maiores dificuldades na sala de aula ou nos relacionamentos. Testo com massinha, com copos com água e através de outros processos que fomos aprendendo e que claramente demonstram se nosso aluno já é capaz, por exemplo, de fazer uma reversão em seu pensamento. Como tentar desgastantemente exigir que uma criança compreenda os sentidos de direita e esquerda se o organismo dela ainda não está pronto para isto? Portanto, posso afirmar que neste semestre a Psicologia fora mais prática e útil em sala de aula do que da primeira vez que curtimos Freud e seus amigos contemporâneos.


Foi um semestre pobre de postagens, mas de grandes avanços no conhecimento registrados em fóruns, trabalhos nos wikis e no rooda. Fico pensando no quanto poderia ter apresentado neste blog sobre as vivências, contudo fico feliz de perceber como as atividades foram significativas, pois não é preciso fazer garnde esforço para lembrar ou notar o quanto os estudos estão incorporados nesta nova profissional que sou hoje.

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