segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eixo V Gerenciamento da Educação.

Neste semestre tivemos contato direto com a temática da Gestão Escolar.

Através das interdisciplinas pude olhar com maior atenção ao universo da gestão de uma escola, coisa que não me chama muito a atenção. Não tenho a mínima ideia se conseguiria um dia deixar a sala de aula para coordenar uma escola. Acho que este trabalho é muito mais desgastante e não traz os benefícios da vivência cotidiana com os alunos. Claro que esta é uma visão estreita e simplista de quem não pretende ser diretora, por exemplo, mas sei da extrema importância deste cargo bem como, a partir dos estudos daquele eixo, aprendi a respeitar muito mais as dificuldades e enfrentamentos que a direção sofre para que a escola não entre em colapso.


Lembro-me, retornando também as postagens, que refletimos acerca de temáticas como plano de carreira, greves e documentos como o Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico.


Fiquei apavorada em saber que muitas escolas de Alvorada funcionavam sem ter ainda documentos importantes como estes! Ainda bem que agora todas estão regularizadas e encaminhando alterações decentes de acordo com a caminhada da comunidade escolar.


Foi neste semestre que descobri Tardif. Que grande escritor! Suas leituras acabavam muito rápido! Gosto da maneira que manipula, ordena, brinca e aproveita as palavras para expressar a vida educacional. Sou fã de sua escrita que traça comparativos entre autoridade e autoritarismo, liberdade e libertinagem, coersão, passividade ou prática libertadora de ideias.


Tati e Tardif, gente parecida na escrita. Acho que minha forma de expressão textual lembra traços da sua eloqüência. Vai ver que faço parte daquele público que admira uma escrita poética, mais rebuscada, cheia de detalhes. Sei lá. É um estilo que deve ser respeitado.


Quero encerrar este post com uma frase que achei numa postagem deste semestre no blog e me fez muito feliz. Era a frase que procurava para meu TCC e ficou perdida no tempo:


Todo professor transpõe para a sua prática aquilo que é como pessoa. Tardif

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Concordo contigo Tati, a convivência com os alunos é o melhor, é muito gratificante.
Mas foi importante descobrir e conhecer teóricos e leis que regem a Gestão Escolar para aprender a respeitar com conhecimento as dificuldades enfrentadas por nossos colegas gestores.

Com carinho,
Grace Maria