segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eixo V Projetos de Aprendizagem: Alegria e Frustração

Puxa, que semestre difícil em relação ao Blog este do Eixo V. Iniciamos em agosto e fiz postagens mais evidentes apenas em novembro. Não justifico aqui como falhas de trabalho, ao contrário, muito trabalho que acarreta falhas e faltas certamente!


Neste semestre demos início aos trabalhos com o PA e dói bastante ver como fui tola ao entrar de cabeça na proposta. Foi um dos mais negros semestres do curso. Quase desisti da caminhada por questões avaliativas que até hoje não me forem esclarecidas de forma satisfatória. Senti o peso da falta de entendimento pela minha jornada e esforço. Contudo persisti e graças também a uma inesquecível parceria com a professora de recuperação intensiva, Nadie Machado, pude enfim conhecer e gostar de fazer PA.


Desenvolvi um Projeto lindo sobre a Coca-Cola e seus mitos.


Analisando este aspecto e semestre do curso posso dizer que ainda bem que a recuperação aconteceu. Que ainda bem ter uma pessoa como a professora Nadie acompanhando o trabalho. Desde então trabalho com Projetos de Aprendizagens em minhas aulas de Filosofia e Sociologia bem como com os pequeninos do primeiro ano.


Neste semestre meus alunos adultos apresentarão seus PAs sobre questões muito curiosas. Não tenho tempo de acompanhá-los como prevê a proposta dos Projetos e por isto também preciso avaliar minha postura para não prejudicar meus alunos. O resultado destas apresentações deve ser algo significativo para todos.


Dentre algumas questões estão:


- Misturar remédios com bebida faz mal?


- A alcachofra e graviola emagrecem?


- É necessário tomar oito copos de água por dia?


- Café e Coca-Cola deixam a pessoa acordada?


- Por que o açúcar é proibido em dietas?


Dentre outras tantas questões que os alunos escolheram para desenvolver suas buscas.

“Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.”


Rubem Alves

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Felizmente Tati a recuperação foi bem sucedida, tanto que hoje depois de estudos e quem sabe um novo olhar para esta atividade fez com que passaste a gostar de fazer PA, que teus alunos adultos estão desenvolvendo pesquisas para apresentarem seus Projetos de Aprendizagem (PA).
Quem sabe uma ilustração para esta postagem com link ao teu lindo Projeto, estou curiosa para conhecer e acredito que os outros leitores também.

Com carinho,
Grace Maria