terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sobre os Mundos do Eixo IV

No eixo IV deste curso a disciplina que mais me apropriou de ferramentas para o trabalho em sala de aula foi, sem dúvidas, para mim, a Representação do Mundo pelos Estudos Sociais. O material apresentado como textos que descreviam até a sequência de maturação da criança em relação a sua própria lida com o corpo foi estudado. Sobre a importância do gatinhar, do correr em sala, de subir nas classes para ver tudo lá de cima! Faço isto até hoje com meus alunos. A dinâmica de trabalho sobre o tempo e o espaço nunca mais foram iguais em minha prática.



Entretanto, em relação ao estudo da Matemática, fiquei um pouco órfão de aplicações mais satisfatórias, tanto que me lembro da péssima nota que tive. Fiz algumas reflexões na época sobre isto e do quanto toda a turma do pead reclamava do trabalho com grupos, da falta de comentários, disto ou daquilo. Acabei percebendo como realmente professores influenciam o gosto do aluno pelo ato de busca de novos saberes.


Trabalho com muitas dinâmicas que recebemos no wiki da disciplina e realmente fico na torcida para que assim que nos formarmos, ao menos por um tempo possamos ainda ter acesso aos wikis para captar materiais esmeramente preparados para termos como utilizá-los em nosso cotidiano.


A interdisciplina de Ciências trabalhou muito com a questão da educação ambiental. Como trabalho nesta área minhas práticas são inegavelmente voltadas para este enfoque tanto que meu TCC trata da alfabetização dos alunos através de conceitos e conteúdos de Ciências.


Claro que ao reler o blog, sempre percebo que este espaço, por mais maravilho que seja, sempre foi minha segunda opção de tarefas. Não que eu o desvalorizasse, mas sempre tinha que optar entre o Blog ou uma das interdisciplinas. Contudo ao final desta etapa de faculdade creio que este espaço não ficará obsoleto. As descobertas e trocas de minha carreira enquanto profissional da educação serão melhor pensadas e até auxiliadas por todo estes anos de reflexões sérias que fiz com todas as dificuldades que tive.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Tati ser eterno aprendiz, estar sempre na busca incessante de novos saberes e muitas vezes encontrar obstáculos e sentir dissabores, fazem parte da caminhada, não é mesmo!
Bacana saber o quanto as interdisciplinas do semestre contribuíram e continuam contribuindo para aprimorar tua prática pedagógica.
Muita boa tua reflexão.

Com carinho,
Grace Maria