quinta-feira, 30 de setembro de 2010

(DES) Conectando lembranças do III Eixo

O terceiro semestre do curso foi um período muito produtivo no que tange às questões culturais e que envolvem arte e educação. Experimentamos as interdisciplinas de artes visuais, literatura infanto-juvenil, ludicidade, música e teatro, além do Seminário, é claro. Foi um dos semestres que mais senti a integração entre as propostas, misturando-se, completando-se, instigando-nos.


Fomos convidados a visitar e participar como autores de um blog colaborativo em artes visuais e ainda fizemos nossa primeira e única saída a campo do curso! Fomos ao Museu de Artes – MARGS- no centro de Porto Alegre e senti a emoção e alegria em olhar as obras com minhas colegas, pegar um ônibus para ir até lá coisa que normalmente o tempo não me deixa fazer.


Desenvolvemos projetos teatrais e encenamos até na finalização da disciplina de literatura. Brincamos, de verdade, na disciplina de ludicidade e tenho saudades daquele tempo onde sorríamos mais... Acho que nossos semblantes estão mais fechados por causa do final do curso. Creio que o período de “desintoxicação” do PEAD será difícil e as crises de abstinência serão intensas entupindo caixas de e-mail saudosistas.


Paro para imaginar que em breve, colegas desesperadas estarão mandando e-mail dizendo estranhar o silêncio da Bíris (junção histórica neste curso, uma espécie de união entre a fome e a vontade de comer se tratando de educação!).


Também foi neste semestre que me dei conta de que a vida é curta, que o tempo é curto e que nossa jornada diária é longa. Percebi, ao ter que fazer tarefas na disciplina de música, que meus CDs ocupam lugar na estante e que as únicas músicas que tenho ouvido são aquelas cantadas por meus alunos o que, muitas vezes, não retrata a melodia que sonhava em escutar...


Dias destes estava lendo a dissertação de um amigo meu que tinha como temática o teatro e identifiquei muitos fatos estudados por nós na fundamentação teórica do trabalho. O engraçado foi dar-me conta de como tinha apreendido e aprendido informações sobre a história dos jogos teatrais, pois antes de terminar uma citação que estava neste trabalho eu já sabia quem era a autora da mesma e para meu espanto, quando percebi, estava arrumando um erro em relação à autora Spolin que aparecia como autor numa sequência de linhas. Coloquei com propriedade um recado a meu amigo: trata-se de uma autora, chama-se Viola Spolin. Sugiro consertar. Ele adorou a ideia e ficou surpreso em eu lembrar depois de tanto tempo. Senti-me muito satisfeita com nossos estudos e professores do curso.

2 comentários:

Grace Milcharek disse...

Oi Tati!
Muito bom conectar-se as lembranças de um semestre de aprendizagens com interdisciplinas prazerosas, não é mesmo!
E hoje Tati, conte-nos um pouco o que fica destas aprendizagens para a tua prática em sala de aula.
Com carinho,
Grace Maria

Beatriz disse...

Essa é uma evidência forte e produtiva não achas?
Um abração
Bea