segunda-feira, 31 de maio de 2010

A entrega das caixas...

Em minha arquitetura pedagógica primeira dividi a expectativa com a colega Inês. Estabelecemos uma parceria que seria concretizada após mais de um mês de trabalho na troca de duas caixas. Uma caixa partiria de minha turma e uma partiria da turma dela. Ambas com um único objetivo: estabelecer um contato com outros alunos de primeiro ano, de outra escola, outra realidade social e outras possibilidades de curtirem a escola e aproveitarem este primeiro contato com o meio educacional formal.
Cada uma de nós foi então orientadora de uma série de tarefas: coletar trabalhinhos para colocar na caixa, modelos de atividades legais, sugestões de tarefas, vídeos com alguns pequenos documentários onde os alunos mostrariam coisas que fizessem os alunos da outra turminha conhecê-los melhor. Nossas escolas são da rede estadual e ambas não possuem laboratório de informática para atuar com os alunos, mas não é por isto que deixamos de utilizar as tecnologias em nossas salas de aula.
A entrega da caixa para minha turma foi hoje. Ficaram encantados com tudo que veio na caixa e já marcamos o data show para assistirmos os vídeos da outra turma. Lemos o que havia escrito na caixa, vimos os trabalhos, conhecemos os nomes dos colegas, fizemos cálculos para ver qual a maior turma, qual tem mais meninos, que nomes em comum apareceram na lista da turma, etc.
Agora, olhando as carinhas dos colegas dá mais vontade de fazer coisas à distância e quem sabe, no final de ano, a gente possa marcar um passeio com as duas turmas, fazer um amigo secreto virtual com entrega via vídeo e depois pessoalmente. Já fico imaginando muito além do estágio e deste tempo que se encerra de observações supervisionadas. A experiência por tudo isto está sendo bem significativa para todos.

Um comentário:

Beatriz disse...

Maravilhosa a experiência!! Bom momento para trabalhar com as questões da autoria e da cooperação. Imagino que satisfação a descoberta dos trabalhos dos outros! Já pensaram em como os dois grupos agora vão operar sobre o material recebido? Têm que haver reciprocidade e trocas cognitivas. Eles precisam se tornarem parceiros. Um abração e parabéns!!
Um abração
Bea