quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sobre o blog e sua função.

Quando li o e-mail pontuando os itens que deveriam aparecer neste espaço percebi que minhas últimas postagens não estavam atendendo às necessidades do Seminário. Acho que poderia ter sido slicitado uma troca de marcadores e registrado a não efetivação de meus trabalhos na disciplina. Talvez fosse melhor do que pedir o encerramento deste ou daquele assunto. Sempre procurei fazer o correto já na primeira vez, isto me polpa um tempo que todos que me conhecem sabe que não tenho. Neste semestre particularmente vi no blog um espaço para lançar minhas angústias e infelizmente gostando ou não estavam focadas quase sempre no mesmo assunto.
Não costumo escrever bilhetinhos, comemorar datas pontuais e nem colocar mensagens bonitas para refletir sobre e quando as coisas acontecem, mas pensei neste espaço como âncora para escrever o que não comporta no wiki de estágio que é este todo do qual o trabalho faz parte. Em minhas reflexões lá, no wiki, não pontuo este ou aquele, mas pontuo o nós, os alunos e eu, nossas falhas e vitórias, nossas dúvidas. Enfim, erro que custou chegar ao meio do semestre para dar início às solicitações adequadas.
É claro que ouvi o que fora solicitado no início do semestre letivo. Estava lá, nas aulas presenciais de corpo e mente presentes... Mas também penso, para finalizar, que guardas de trânsito podem sinalizar os erros de maneira à motivar os condutores e pedestres à uma prática mais adequada sem multar em sua quase totalidade. Somos influenciados pelo meio, desenvolvemos nossos esquemas de aprendizagem através das zonas proximais como bem nos ensina Vygotsky e não vejo nossa sociedade ainda preparada para o humanismo de Rogers. Talvez neste caso, sim, o deixar fazer tenha outro sentido.

Um comentário:

Beatriz disse...

Tai, está tão maravilhoso o post abaixo que nem precisa comentar esse.
Um abração
Bea