segunda-feira, 31 de maio de 2010

Nova Arquitetura em Ação.


Começamos, graças à chuva, nossa nova arquitetura pedagógica. Agora estamos mergulhando num projeto de aprendizagem que visa responder a uma questão bem importante para mim e minha turma sobre um cogumelo que apareceu em nosso pátio. No mês passado tentamos dar início ao projeto quando encontramos um cogumelo lindo e enorme após um feriadão. Entretanto, a destruição dele não demorou um dia para acontecer e aquela forma de vida tão efêmera teve seus dias de vida interrompidos pela, como diria, falta de respeito à vida alheia... Trabalho com meus alunos o valor da vida e o que ganhamos com comportamentos onde curiosidade se confunde com práticas de desrespeito ao meio ambiente.
Não conseguimos nem fotografar o fungo, apenas seus restos... Quase desanimamos. Conversamos, tentamos buscar informações, contudo não lembrávamos nem direito da cor dele. Foi tudo muito rápido.
Demos início a uma jornada de caça aos cogumelos na escola. Nada. Até que a semana passada chegou e com  ela, muita chuva! Umidade e todo um ambiente propício para numa segunda-feira termos lá, no mesmo lugar um belo cogumelo com outros pequeninos pela volta.
Agora sim! Isolamos a área, colocamos placa de que estávamos fazendo pesquisa, filmamos nossas ideias sobre ele e registramso tudo que podíamos. No outro dia iríamos medi-lo para ver quanto crescia por dia e então, cadê o cogumelo? Cadê o cercamento da área? Cadê nossa experiência. Nada...
Contudo agora podemos avançar nas pesquisas. Já consultamos uma micóloga da UNISINOS e aguardamos o nome da espécie. Já levantamos nossas certezas e dúvidas. Estamos conversando em casa, na escola, estamos fazendo fungos em casa se procriarem! Com chulé, com bolor de pão, com o mofo nas frutas e verduras! A onda agora é saber sobre fungos, bons, ruins, importantes, venenosos, coloridos... Vai dar o que saber esta grande jornada. Nosso objetivo é levar esta pesquisa para a Feira Municipal de Ciências e Mostra Ecológica de Alvorada que será em julho deste ano.



















Um comentário:

Beatriz disse...

Tati, explorastes o fato dos fungos serem encontrados logo após a chuva? Se cavares na região onde foi encontrado será que encontrarão o micélio? O que é mesmo o cogumelo visto? Ollha que interessante essa fazenda de criação de cogumelos: http://www.cardoncello.com.br/#
Notas que aqui, como o fungo inicial ( imprevisto) desapareceu, gerou um planejamento para abarcar o fungo dentro de uma situação mais pedagógica? O fato de ter sumido pode gerar uma série de ações de conscientização das crianças da escola. Que tal um movimento dos teus alunos, no sentido de respeitar os objetos de pesquisa dos outros, além do fato de respeitar um ser vivo?
Um abração
Bea