quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O be-a-bá da alfabetização

Eis que a disciplina que poderá abrir as portas do céu para minhas angústias com o primeiro ano escolar chegou! Claro que na sua segunda parte, pois outrora já tínhamos trabalhado com a alfabetização e letramento.


Os textos parecem ir de encontro ao que acontece com meus alunos. A tarefa que tivemos de analisar uma narrativa foi impressionante. Gravei umas quatro ou cinco histórias e em cada uma podia perceber a frases de Gurgel explicitando sobre como a criança reconta uma história com fragmentos de sua vida ou faz alusão a heróis que estranhamente são uma mistura de pai, mãe, professora e a tia que vende o lanche mais gostoso do mundo! É muito engraçado perceber como se davam as pausas para ordenar o pensamento e inventar uma saída para histórias que não se sabe como entraram...


Entender melhor para intervir. Isto é bom. Saber que a interferência do professor deve ser a motivação para construir o nexo, a lógica e a diversidade de verbetes ou conceitos mais elaborados e não destruir a fantasia, a inventividade e a criatividade que mora dentro de cada um de nós.

Nenhum comentário: