sábado, 22 de novembro de 2008

Pedagogia = Tecnologia da Interação Humana


Segundo Tardif há três grandes tecnologias da interação: a coerção, a autoridade e a persuasão.

Coerção são comportamentos punitivos reais e simbólicos. Simbólicos tais como o sarcasmo e a ironia severa.


Autoridade é a capacidade de obter respeito sem coerção.

Persuasão: convencer o outro a fazer ou a acreditar em alguma coisa.

Todo professor transpõe para a sua prática aquilo que é como pessoa. Tardif



Poderia ficar muito tempo dissertando sobre estas poucas, mas valiosas frases de Tardif. Diferenças entre autoridade e autoritarismo. Confusões sobre coação, humilhação, discriminação e perda de controle juntamente com valores. Persuasões baseadas na mentira e na descrença do real objetivo que se pretende atingir. Enfim, há tanto para discutir, há tanto para reformular e tentar buscar alternativas.



A desculpa pela falta de qualidade na educação perpassa todos os âmbitos, contudo temos a obrigação de refletir acerca de nossas escolhas e caminhos.


Os professores nunca podem atender as necessidades singulares de todos os alunos. É um problema de equidade. Somos um em meio a muitos que valem por muitos mais... Como fazer então? Alguns colegas preferem nada fazer e até sentem-se bem com isto, como se pudéssemos ser agentes neutros inseridos numa sociedade contraditória e injusta para com quase todos.


Talvez por tudo isto alguns professores hesitem em ser avaliados: pode ocorrer incoerência nos critérios utilizados, mas podem ocorrer resultados inesperados ou ainda que agridem menos quando ignorados.

Um comentário:

Simone disse...

Olá Tati! O professor tem um papel fundamental na educação e por isso ele precisa interagir, estar preparado e atualizado para trabalhar com seus alunos e não desistir. Na interdisciplina foi proposto justamente isso que fizeste, que cada um pensasse sobre o que significa o trabalho docente. Trabalho docente é diferente de outros trabalhos? Essas são questões que ficam para refletires ao longo dos anos de prática docente! Um abraço, Simone - Tutora sede ECS