sábado, 22 de novembro de 2008

A leitura de Tardif pela leitura da prática educacional


Ao realizar a proposta de atividade ECS 7, refleti sobre a comparação feita por Tardif , avaliando, argumentando sobre as diferenças da ação do professor sobre e para um objeto como outro ser humano, complexo e dotado de vontade própria em oposição aos objetos estáticos, que aceitam a interferência de forma passiva, foi impressionante. Analisando os dados fiquei pensando no quanto ser professor é uma tarefa complexa e infinitamente vital para o estabelecimento de novos paradigmas num mundo repleto de paradoxos, onde vícios são confundidos com virtudes e falar bonito é possível, fazer é algo optativo. Não somos máquinas e nem lidamos com elas. Nossas ferramentas, em sua maior parte são emocionais, moldadas a partir da paixão e dedicação para as quais o profissional destina suas forças.
Como comparar nossa produção humana quando temos excessos para mais ou para menos em tantos aspectos tais como empecilhos provocados em relação ao tempo de trabalho muitas vezes como em meu caso, uma jornada de 60 horas semanais; número de alunos incompatíveis com a própria legislação, poucos recursos disponíveis, relação abalada com pais que são desinformados e despreocupados com o todo escolar, os saberes dos agentes, a administração escolar, etc., etc.
Ensinar não é uma questão de dom ou chamado divino, todavia necessita de muita fé, pois em certos momentos parece que tudo será em vão, fica a ânsia do retorno da qualidade do objeto (aluno) enquanto recebedor de nossos melhores esforços.

Um comentário:

Simone disse...

Tati muito boa tua reflexão integrando teoria e prática! Ser professor é uma tarefa complexa sim, pois exige do profissional muita preparação, estudo, criatividade, dedicação... Apesar de todas as dificuldades, o professor tem um papel muito importante tanto na esfera municipal, estadual quanto na particular e precisa acreditar que seu trabalho pode fazer a diferença! E o teu faz, com certeza! Um abraço, Simone - Tutora sede ECS