domingo, 23 de novembro de 2008

Básico = necessário, Vital = Capital, esqueça o básico!


Marx acreditava que a educação refletia determinado poder, domínio social. Se as elites tinham uma ideologia, sabiam o que era o “melhor” à massa e facilmente programavam seus pensamentos de forma inquestionável. Nosso pensador em questão entendia que o povo deveria educar o povo, com sentimentos próprios, anseios e uma visão desconectada, ou melhor, descontaminada das idéias prontas que sempre receberam como verdades absolutas.
Como bem comentou a colega Zinara “[...] dessa forma seria necessário retirar a influência da classe dominante sobre a educação [...].”.
Apreciei muito a preocupação de Marx sobre tempo e sua luta para equilibrar a vida dos “pobres”; interessante seria se ainda nos dias de hoje nossos jovens pudessem apenas ler bons livros, pesquisar sobre suas curiosidades, fazer amigos e entender o valor dos mesmos do que optar o mais cedo possível pela Educação de Jovens e Adultos porque a sociedade solicita seu trabalho não especializado, mas potencialmente utilizado em forma de estágios mil onde a exploração do tempo deste indivíduo e de suas potencialidades físicas e mentais faz com que durma em sala de aula, ache tudo que se fala uma grande utopia, não almeje grandes metas porque prefere rezar para que seus estudos acabem logo. Claro que existem muitas exceções a estas “regras” das quais sinto presentes em nossas salas de aula e grupos sociais.
Estamos na era da individualidade onde é cada um por si e quem menos corre, voa! Estamos na era onde tempo é dinheiro. Estamos na era de que todo nosso tempo não gera o dinheiro esperado. Estamos num tempo onde somos escravos felizes de nossas próprias incertezas. Quem abrirá nossas algemas? Lendo Marx ou Mészáros só consegui perceber que sabemos a muito das causas e conseqüências de tudo que nos rodeia. Platão questionar-nos-ia se pudesse: Quando sairão da caverna e deixarão de ver as sombras refletidas na parede sem medo de vislumbrar a luz??? (Alusão ao Mito da Caverna / Platão)

Um comentário:

Simone disse...

Tati que surpresa acessar teu blog e ver postagens relacionadas a interdisciplina de ECS. Conseguiste te apropriar das diferentes contribuições da ECS e relacionar com a educação. Vimos que Marx considera o ser humano essencial na sociedade e defende que o conhecimento deve servir para ajudar e melhorar a vida das pessoas nesse mundo. Por isso, é difícil analisar a sociedade humana sem se referenciar à teoria de Karl Marx. Parabéns pelas tuas postagens! Um abraço, Simone - Tutora sede ECS