quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A dúvida lançada!

E lá vão eles... os projetos de aprendizagem!
Cá estamos nós pequenos e insignificantes frente ao universo de dúvidas e à imensidão de hipóteses. Quem somos? Onde vamos? De onde viemos? Perguntas tão complexas quanto nossa vontade desafiadora de viver.

Nossa turma ganhou muito no último encontro presencial. Nos aproximamos mais, lincamos nossas vontades e, apesar de sempre serem perceptíveis ruídos de estrelismo de alguns ou sabedoria extrema de outros (escrevo embasada em sussuros na sala refletindo escolhas ou sugestões de colegas) nada foi mais significativo do que a interação entre brilhar o olho e decidir sobre o assunto que iríamos apontar como o caminho para esta nova etapa.

Estava ansiosa, com medo como criança que não vai ganhar o brinquedo sonhado. Tinha receio de que minha dúvida não fosse cativar ninguém e por fim precisasse adentrar em outras verdades ou dúvidas propostas. Estava tão egoistamente feliz!!!!!!! Ora, como ousar dentre tantas questões legais conseguir formar um grupo de "etólogas" não profissionais ou apenas outras apaixonadas ou intrigadas pelo assunto?

Não é que deu certo???

Fiquei muito satisfeita com minhas colegas que optaram em assumir a questão como temática para seus estudos. Fiquei muito feliz em poder assim estreitar os laços com as mesmas e iniciar uma jornada com histórias novas cheias de oportunidades.

Na semana passada descobri algo que a emoção não queria olhar: graduandos em Biologia (Licenciatura) não fazem trabalho de conclusão, apenas relatório de estágio e com isto minhas esperanças de fazer pesquisa ficaram como sonhos mais distantes que a vontade de continuar ligada aos estudos de Mestrado ou Doutorado... Que bom a oportunidade da Ufrgs em implementar como obrigatória uma pesquisa de tema livre, assim tenho motivos de sobra para ler, reler, estudar, testar e discutir tantas coisas que fazem meus olhos brilhar e ainda com uma equipe que, espontaneamente decidiu embarcar nesta aventura.

6 comentários:

Izolete disse...

Oi Tati, já passei no wiki do nosso grupo, fiquei impressionada com tua agilidade e organização, parabéns, acredito que faremos um trabalho bem interessante. Quanto a história do filme, foi muito engraçado mesmo, quer dizer, só engraçado não, eu me vi na maior saia justa diante dos alunos,queria matar o Marco, quase morri de vergonha, e os alunos cairam na gargalhada!Depois que passou rimos muito!
Vou colocar meu e-mail na nossa página, também vou começar a pesquisar sobre o assunto!
Beijos!

MARION disse...

Oi Querida Tati!
Para mim é uma honra poder trabalhar contigo.
Adorei teu Blog, é como você... meigo.
AH! Já coloquei o meu email e também deixei algumas dúvidas e certezas.
Vou pesquisar lá na Biblioteca da minha Escola para ver o que temos sobre o assunto. Bjus Marion

Rosária disse...

Oi Tati! Adorei teu BLOG, que bom estarmos juntas finalmente em um grupo de trabalho. Ficou ótima a Linha do Tempo. Um abração!Rosária

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Tati! como está?
Estamos sentindo a falta das tuas instigantes postagens. Teu registro no blog é uma atividade essencial durante o semestre.
Te aguardamos!
Beijos:)

Jurema disse...

Oi Tatinha,primeiro muita saudades.Faz um longo tempo que não nos vemos.Sempre organizada e cheia de idéis,o PA tem feito todos nós por a mão na massa e buscar muitas informações,além disso fazermos uma reflexão sobre nossas práticas,confesso as vezes esse universo desconhecido dá um medo,mas vamos lá falta pouco para sairmos vitóriosas e com muitas novidades para o futuro,não dá vontade de parar mais não.Estive pensando daqui a 2 anos também é minha hora de pendurar as chuteiras isso se eu conseguir essa façanha de parar.Beijos Ju

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi, Tati!

Lembre-se de manter teu blog atualizado semanalmente. Ele é uma importante ferramenta de registro das tuas reflexões.

Abraços,
Vanesssa