sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Mãos atadas pelas falta de educação...

Ontem aconteceu algo muito triste em minha escola.

Trabalho à noite com adultos de idades que variam de 15 a 68 anos. Turmas heterogêneas quanto à idade, comportamento, comprometimento e muitos outros fatores.
Uma de minhas colegas passou um momento constrangedor, difícil e muito frustrante em aula.
Na turma correspondente ao ensino da 6ª série uma aluna resolveu atacar verbalmente a professora, provocando, debochando e ameaçando-a.
A menina, pois não tem mais que quinze anos, ousou em mandar a própria professora virar para frente e continuar escrevendo! Além disso anunciou a todos os seus colegas que iria trazer sua mãe para fazer um "fiasquinho" e ver com que cara a professora iria ficar. Mandou a professora calar a boca e verbalizou muitos adjetivos que não caberiam estar presentes neste blog.
O que se faz num momento destes?
O que fazemos quando um aluno chega a este ponto?
O que pensar sobre nossa contribuição nesta sociedade?
São perguntas que me faço sempre e talvez o curso de pedagogia possa aquietar meu coração ao longo desta jornada.
A escola, por sua vez, solicitou a presença do pai da moça. A menina já disse que se a direção quiser virá a mãe porque o pai dela não vai nem saber disso. Se a escola quiser... Ou seja, senão estiver a contento, que a escola como um todo permaneça calada e a deixe adentrar à sala de aula porque como todos sabemos o aluno não pode deixar de estudar ou receber uma suspensão, enfim, os direitos os alunos sabem bem quais têm lhes falta vergonha na cara e postura para entender que todo o direito nasce da premissa de obedecermos nossos deveres enquanto cidadãos.

Nenhum comentário: