sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Diferentes Olhares e Pensamentos sobre uma Atividade


Em nosso último encontro presencial no dia 16/10/2007 com as professoras do Seminário Integrador pude sanar algumas dúvidas a respeito do Portifólio a ser elaborado, compreendi melhor detalhes que deveriam ter grande atenção ao longo da caminhada, como por exemplo, os marcadores que devemos usar no blog. Também foi instigante o encontro de idéias em relação às questões polêmicas que sempre ocorrem quando muitas pessoas interagem. Não argumentarei sobre certo ou errado, pois minha opinião será de quem permaneceu calada o tempo todo, apenas uma ouvinte...
Tinha muitas idéias em mente, muitas reflexões que gostaria de partilhar, mas algo impediu-me naquela noite. Pode ter sido o cansaço, o desgaste do corpo e da mente, porém não sou uma pessoa do tipo "calada". Sempre participo de discussões, tomo minhas opiniões e busco indícios que satisfação meus ouvintes.
O que mais ocupou minha mente foi a atitude de alguns colegas, algumas reclamações saudáveis, outras manifestações agressivas. Como é fácil nos indispormos com o outro, com o tão próximo, com o irmão ou irmã ao lado.
Creio, pois que o educador não é aquele que sempre tem ou sabe o que falar, é aquele também que sabe calar quando necessário. Talvez numa exposição qualquer de minhas idéias tivesse a surpresa de macular os sentimentos de alguém. Bem por isto penso que meu silêncio fora importante. Filtrei o que senti naquele momento sendo algo proveitoso (como as dúvidas sanadas, o reencontro com colegas, muitos comentários pertinentes sobre nossas atividades) e mantive-me feliz por ter a oportunidade de estar na aula.
Que bom possuirmos olhares diferentes sobre a educação. Tenho apenas medo de que as vozes mais altas possam muitas vezes calar os sussuros cheios de sabedoria de tantos e tantos semelhantes que estão ao nosso lado.

Um comentário:

Beatriz disse...

Oi Tati, realmente tens razão. Teu blog deu um PULO!!!Um salto de qualidade.Gosto muito do teu jeito de aluna e imagino que devas ser assim como professora o que tb me deixa feliz. Respeito o silêncio mas lembro que a interação é muito maior qdo utilizamos a fala e a escrita.Sabe aquela do quem cala consente? E nem sempre o queremos consentir não é? Mas acho que conseguimos sair mais fortes e amigos do que entramos.Isso é ser um grupo solidário, onde lavamos roupa, choramos , rimos e crescemnos juntos. Uma bração
Bea