quarta-feira, 12 de maio de 2010

Vitórias com o primeiro ano!


Que legal, já tenho aluninhos lendo!!!
Este ano, mais do que noutros passados, os alunos vieram com poucas práticas de letramento. Temos três primeioros anos na escola e as turmas estavam muito semelhantes nas dificuldades que apresentavam e nas potencialidades que vinham desenvolvendo.
Alguns alunos da minha turma já estão lendo e com dificuldades ortográficas! Para mim, perceber que faço a diferença apesar dos contratempos é uma grande vitória. Sinto que preparo crianças questionadoras, que se obrigam a ler muitas coisas porque é de seu interesse e minhas provocações dão resultados fantásticos.
Claro que, alguns poucos estão no outro lado da ponte... Sem saber se é casa ou escola, se é letra ou número, se é para responder ou perguntar. Tenho uns pitocos tão preguiçosos que às vezes dá vontade de alcançar um cobertor e dizer "dorme anjo!".
Minha próxima meta é estimular este grupo de bichinhos preguiça e trabalhar suas potencialidades. Terei que produzir jogos e materiais que os façam ter mais ânimo para avançar.

Um comentário:

Beatriz disse...

Que maravilha, notícias boas!! Ao ler tua reflexão percebo que cáis no pedagogês que sem evidências fica vazio. Então pergunto Como sabes que fazes a diferença? que sinais podes colher disso? Que tipo de provocações deram resultados fantásticos? Aliás, o que são resultados fantásticos? Por que falas de preguiça? Não seria outro problema? Acho difícil a criança ser preguiçosa a não ser que sua vidinha esteja com eventos estressantes. Quais seriam as tuas ideías de estimular os alunos que se apresentam, aparentemente, com o que tu nomeias como "bichinhos preguiça"? Que tipo de jogos e materiais pensas produxir?O curso te ofereceu elementos que te ajudam nesse teu trabalho? Tati, por favor, gostaria de uma reflexão profissional sobre o trabalho que tu e teus alunos estão desenvolvendo, tomando como parâmetros, o curso.
Um abração
Bea