domingo, 9 de maio de 2010

Conversar com especialista sempre ajuda!

Nesta semana passada tive o prazer de conversar com a psicopedagoga que atende semanalmente a minha aluninha com síndrome de down. A especialista foi visitar minha sala de aula, viu meus aluninhos, ficou uns cinco minutos em minha sala e depois tivemos uns quinze minutos para conversar na Secretaria da escola. É como se tivesse tirado mil quilos de minhas costas. A pressão está muito grande e hoje percebo quão falho é o nosso sistema de inclusão educacional. Ao mínimo deveríamos respeitar os elementos vitais de cada criança antes de mandá-la para uma escola e esperar que os milagres se operem.
Sou extremamente favorável à inclusão escolar, desde que seja humana. Desde que humanize ao invés de assustar ou desacreditar. Creio que isto desacomoda muito professor e faz a educação melhorar.
Em meu caso estava angustiada aguardando o laudo psicológico para, sabendo ao menos a idade mental de minha aluninha pudesse adequar atividades e solicitar ajuda de recursos da escola ou até doações de outras mães e da própria família. O laudo chegou. Uma decepção total. Há uns dias atrás fiquei mais de trinta minutos conversando com a psicóloga encarregada de fazer o laudo. Expliquei as dificuldades; a agressividade da criança que estava aumentando; a falta de materiais adequados e a impossibilidade de atender exclusivamente a menina devido aos outros vinte alunos que fazem parte da turma e também estão em fase de adaptação escolar. A médica disse-me que compreendia. Disse-me que a minha aluna não apresenta ter mais de um ano e meio de idade mental. Disse-me que a escola deveria incluir a menina, mas não soube apontar caminhos. Entretanto a conversa parecia ter ajudado.
Após ler o laudo da psicóloga e perceber que não dizia NADA que apoiasse o trabalho escolar fiquei na expectativa da resposta da psicopedagoga. E ela veio...
Após contar toda a vida com a menina na escola vi uma cara de espanto da psicopedagoga. Ela não recebia nenhuma informaçõa dos pais do comportamento da menina e nem sabia que a agressividade dela na escola estava em níveis tão complexos.
A psicopedagoga contou-me de suas dificuldades e avanços com a menina e soube transpor as limitações que a sala apresenta dentro da fase que ela se encontra. Segundo a psicopedagoga a menina tem apenas dois anos de idade mental e está na fase da garatuja (isto eu já sabia!).
A mãe não providenciou atendimento na fonoaudióloga. A menina não se comunica na escola com ninguém!
Ao final percebemos que ela não está feliz. Está testando a todos e faz os coleguinhas lhe servirem como cachorrinhos literalmente, atira e busca, joga no chão e aponta, enfim... todos tentando agradar uma criança com seis anos de vivência e com dois de desenvolvimento. Ficamos aguardando melhoras.

Um comentário:

Beatriz disse...

Tati, vou te chamar atenção para uma coisa, acho que novamente!! Com certeza , essa aluna é um grandeproblema a ser enfrentado e tem carreado muita energia e tempo para ele. Peço, no entanto, que aqui no blog, te isentes de tratá-lo , a não ser que a conversa se foque na compreensão de que o curso trouxe elementos para trabalhar melhor com ele. mas esse é um pedacinho da tua sala de aula. E os outros? Como tens trabalhado com eles, tendo como foco a inovação pedagógica, as teorias que apóiam a construção da criança via intensa troca entre elas e os objetos e o uso de tecnologias? Como te sentes como uma aluna que está em um momento que precisa experimentar formas pedagógicas novas? O que o curso te provocou e que novidades estás pondo em prática? Refletir sobre isso se faz necessário. Um abração
Bea