quinta-feira, 8 de abril de 2010

Buscando soluções para lidar com problemas.

Estou com duas mães de alunos extremamente dependentes dos filhos. Não deixam as crianças se adaptar  à rotina escolar, chegam atrasadas, reclamam de tudo até do que desconhecem, fazem caras de alegres na minha frente, mas já soube pelas outras mães que estavam falando mal de mim... Que coisa, fico imaginando que tipo de filhos estão criando a partir de exemplos como estes. Daí então comecei a procurar leituras que me ajudassem a entender o que acontece e encontrei o livro O Início da Vida Escolar: da Separação à Independência de Nancy Balaban que retrata fielmente as coisas que sinto e vejo em mim e nos pais destes pitocos de primeiro ano.
Dos vinte e um aluninhos que tenho apenas dois tiveram experiência longe dos pais ou avós como uma creche ou escolinha. Para os outros tudo é novidade e isto inclui pais e filhos!
Com uma linguagem sucinta, adequada e agradável consegui perceber que a dor que algumas mães sentem ao deixar os filhos com outra pessoa (neste caso eu!) que pode vir a "tomar" o lugar delas é inconcebível. Então, minar o relacionamento entre professora e aluno é uma maneira de descarregar o medo, a insegurança, o ciúme e a falta da criança.
Fica a Sugestão.
Algumas perguntas que são discutidas:
  • Como se sente uma criança pequena ao ir para a escola pela primeira vez?
  • Como se sentem os pais?
  • Como se sentem os professores nestes primeiros dias?

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Tati!

Ao ler esta tua postagem, fiquei pensando em uma possibilidade que tu verás se é viável ou não: já que está passando com isto com os pais dos teus alunos e ao verificar que poucos possuíram alguma experiência com outras pessoas fora do convívio familiar, poderia pensar em uma reunião trazendo estas questões tratadas no livro que estás lendo e compartilhar este teu conhecimento com eles. Acredito que seria uma iniciativa que os auxiliariam e tmb favoreceria tua parceria com eles.
Fica a sugestão, ok?
Grande abraço:)))

Beatriz disse...

A Vanessa deu uma excelente sugestão. Talvez, seja uma naneira de tranquilizá-las, pois os alunos devem estar encantados com a escola e começam a entrar na fase em que só a prof tem razão. Não adianta os pais argumentarem com eles porque a prof sempre ganha. Lembro bem isso com minhas filhas.
Procurar conversar mais com as mães, buscando sugestões quanto ao trabalho tb as faz parte do processo.
Um abração
Bea