sábado, 17 de outubro de 2009

Participação = Recuperação

E os velhos problemas sempre aparecem. Estou com trabalhos atrasados, postagens por fazer e minha vida completamente preenchida por tarefas. Nos últimos dias um mar de acontecimentos agita minha caminhada. E olha que não estou a falar de praia, sombra e água fresca. Nem a água é tão fresca onde estou.
Na semana passada estava em período de provas da Faculdade de Biologia. Como meus estudos se dão praticamente e somente nas aulas que são presenciais precisava estudar muito para fazer valer meu dinheiro, meu tempo e o custo emocional que é preciso investir na tentativa de terminar minhas duas faculdades antes de enlouquecer...
Não toquei quase em nada do curso de Pedagogia. Li muito sobre Botânica e as taxonomias das fanerógamas, estudei por demais cladogramas, fiz mapas evolutivos, preparei plano de aula para apresentar aos colegas e ainda estou em pânico projetando um artigo que já deveria estar sendo posto em prática e nem saiu do projeto.
Em meio a isto, continuo estudando para dar boas aulas de Sociologia e Filosofia para o Ensino Médio, tento alfabetizar de forma lúdica todos os meus aluninhos do primeiro ano e busco novas formas de conscientizar as pessoas sobre a importância do fazer prático em relação ao meio ambiente.
Tenho tido problemas com minha máquina principal (e não é o computador), mas meu corpo. Tem dado sinais de alerta. Não posso parar. Todos que convivem comigo sabem disto. É uma corrida e espero até o final do ano que vem encerrar uma longa jornada dedicada aos ideais de estudo, formação e dedicação extrema.
Ainda dentro destas e outras tarefas, entre uma batida de carro e os recebimentos de avisos coercitivos em relação às minhas faltas, pouco vejo de minhas presenças. Creio pois que seja eu muito carente de atenção e dura demais com minhas obrigações.
Nesta semana, de recuperação, também tive que optar em esta ou aquela grande coisa importante. Não fiz meus trabalhos porque estava produzindo um banner para participar de um Congresso. Já que na Ufrgs nunca consigo chegar à tempo ou da maneira eficaz para integrar os Salões de Iniciação Científica, pude organizar uma de minhas pesquisas para mandar ao Acre.
Até quarta-feira ainda achava que estaria indo para Rio Branco, mas por motivos financeiros não deu certo. Contudo o meu trabalho já está chegando e eu serei nomeada lá no evento Secretária da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana na Região Sul do Brasil!!!!!
Ano que vem o Congresso será em Bento Gonçalves e eu estou na Comissão de Organização. Minha tarefa é organizar dentro outros formas de transformar a arborização algo mais moderno, mais dinâmico, levar a informação de maneira mais global, é o que estamos chamando de Tecnologias Verdes (este termo já está sendo usado por instituições e ambientes de rede).
O resultado de minha pesquisa ficou muito bom. Vou colocar a imagem do banner para esbanjar meu orgulho.
No mais, agora tenho menos de 40 horas de um final de semana para dedicar aos trabalhos atrasados e rezar muito para que o final de semana seja considerado. Muitos professores usam de parcimônia e compreendem minha dedicação e esforço, não posso reclamar. Fico grata por contribuir e a cada semestre que passa venho pensando mais e mais em me dedicar futuramente na formação de professores. Creio que daria uma ótima Mestre (claro, sem este trilhão de tarefas super acumuladas que tenho hoje), algo como um bom momento para colher os frutos de minhas pesquisas encaixotadas, meus ICDs sem tabulações e minhas opiniões mais profundas sufocadas pela falta de... tanta coisa simples.

2 comentários:

Beatriz disse...

Tati, realmente a montanha que estás escalando é enorme e os que te desafiam a cada etapa esperam sempre o melhor, pois todos sabem que isso é possível. Tu mesma dissestes: optastes em fazer duas faculdades simultâneas, em ter alunos de diferentes graus, diferentes problemas, necessidades e interesses, em fazer parte de organizações, em fazer parte de Projetos ambientais, de escrever artigs e apresentar trabalhos etc... etc... Sem dúvida, nós do PEAd e acredito, todos os outros de todas as facetas que compõem o teu universo, tentam tornar mais fácil essa tua extensa e intensa jornada. No entanto, apesar de compreendermos, temos que cobrar desenvolvimento de processos e produtos que fazem parte do curso e seus objetivos. A nós cabe a responsabilidade de formarmos professores melhores, mais atuais, que utilizem as tecnologias em trabalhos inovadores e que, sobre eles teorizem em busca de produzir e oferecer o melhor.
Assim minha amiga, terás que gerenciar teu tempo para poder nos atender, pelo menos dentro do mínimo desejável. Talvez, esteja no momento de te dar conta de que o que podes fazer é buscar o mínimo solicitado, uma vez que o máximo, em todas as situações, é impossível.
Um abração
Bea

Simone disse...

Olá Tati!
Passei aqui para visitar teu blog e ler tuas postagens. Gosto da maneira como escreves e comunicas o que tens a dizer. Realmente tens uma agenda muito cheia e precisas organizar muito bem o teu tempo para poder dar conta das tuas atividades.
E das demais interdisciplinas do semestre, o que tem te chamado a atenção que merece ser registrado?
Um abraço, Simone - Tutora sede