segunda-feira, 13 de abril de 2009

Necessidades Especiais... Quem não as tem?


Necessidade Especial, quem não tem?????

Pode parecer engraçado ao primeiro toque no ouvido as palavras necessidades especiais. Todo mundo hoje em dia tem muitas necessidades... Algumas especiais outras vitais, mas quem é que acolhe estes anseios? "É cada um por si"; "quem menos corre voa"; "os fins justificam os meios". Esta última bem aplicada, soletrada e utilizada em nosso cotidiano por jovens e senis de corpo e espírito!
Ser especial, precisar de um olhar além daquele rotineiro. Como seria diferente o mundo da gente. Se a percepção mudasse e o poder de empatia transcendesse o trivial. A gente se magoa bastante, chora, reclama, busca informação, transforma isto em conhecimento, produz, entretanto deixamos borrões em nossa estrada quando fechamos os olhos para não ver... Fechamos a boca para não falar (e olha que isto é difícil). Nos isolamos em nosso egoísmo e acreditamos com todas as forças que alguém será por nós, se não for Deus (porque ele sempre prevê tudo) vai ser meu próximo ou aquele outro, não importa, o que vale é culpar o outro quando não tenho testemunhas de minha omissão.
A culpa pelo descaso em relação as crianças portadoras de necessidades educacionais especiais é da escola, afinal para que são pagos os professores????
O filho que não frequenta a escola porque não sai da cadeira de rodas é um problema particular dos pais que negam a necessidade ESPECIAL de seu filho ser parte ativa na sociedade, ele pode não caminhar ou falar nem mesmo ouvir e ver, mas ele VIVE e sente e sofre com nossas injustiças. Fabricamos mais "coitados" do que "curados"; não falamos com propriedade fazendo-nos acreditar... sabe-se lá se alguma criança pudesse numa destas acreditar e realmente sair daquele universo cheio de incógnitas para um lugar com luz, respostas e valor...
Em minha descrição pessoal do Blog coloquei que sou uma pessoa especial como tantas outras são, hoje falamos de uma realidade incrustada em nossas escolas, enrustida em nossas decisões; incompreendida por quase todos nós profissionais da educação. A Lei prevê, a escola paga para ver. Os pais veem na TV. E a situação de crianças com necessidades especiais vai virando notícia, temática de Congressos, Fóruns, Seminários... Nada contra, muito ao contrário, mas aonde estão aqueles que deveriam responder com a caneta, o lápis e o coração????
Devem estar pensando em mais Leis bonitas e que resgatem a ombridade, a solidariedade e a paz na sociedade...
Onde estão?
Onde?
Para onde vão???

Nenhum comentário: