domingo, 30 de novembro de 2008

Aos Mestres com Carinho.


Neste semestre houve um momento em que desisti de tudo. O corpo já não produzia, a mente não assimilava, estava num colapso emocional. Minhas prioridades ultrapassaram os limites das possibilidades. Decepcionei-me com o projeto de aprendizagem no Seminário Integrador, falha minha, porém não falha sozinha, sou professora, sou aluna e sou uma pessoa como qualquer outra que ora produz brilhantemente, ora pode frustrar-se com críticas em demasia.

Muito foi sugerido para que eu avaliasse meus projetos, elegesse as coisas mais importantes e quanto mais pensava, mais largava tudo pelo caminho. Devido ao insucesso de minha participação no PA sobre animais percebi que estava abandonando meus sonhos, percebi que estava permitindo pessoas que tão superficialmente me conheciam a manipular meus esforços e transformar o pouco que estava produzindo em algo absolutamente supérfluo. Quase acreditei nisto tudo. Já estava trocando duas faculdades por uma, largaria o PEAD e a Ulbra e faria uma nova caminhada na Ufrgs em um curso de Biologia. Quer saber o porquê deste DESABAFO?

Porque após realizar o sonho de minha vida formando-me professora em uma realidade dura, de necessidades e falta de recursos fiquei 5 longos anos trabalhando atrás de um balcão esperando a chance de dar aulas e quando isto aconteceu fiz o melhor que podia para não decepcionar meus alunos, os amores da minha existência. Não pude estudar porque não tinha como me sustentar e pagar algum curso. Sempre li livros emprestados; ao invés de comprar um carro paguei um terreno, pois meus pais assim queriam que os filhos fizessem... Entreguei panfletos na rua e quando a vida propiciou o contato com a faculdade mergulhei em duas, por amor, por sonhos adormecidos. Tenho trinta anos e muito o que ensinar bem como aprender ou trocar. Não vou PERMITIR QUE ME DIGAM QUE NÃO POSSO porque as pessoas que creditam votos de confiança em mim são muito mais do que preciso para continuar. Agradeço, especialmente a duas pessoas que vem passando por meu caminho desde o começo do curso: a Maura e a Bea porque graças a elas o brilho em meus olhos se traduz em ações que promovem o bem.

A professora Vera teve uma nobre atitude para com minha situação após o incidente ocorrido comigo numa praça com meus alunos. Ela cobrou minha presença, apontou-me um caminho e confiou... isto é o que mestres fazem, nos colocam na obrigação de não decepcioná-los e nos fazem retirar forças do impossível. Não fui a aluna conceito A ou B, talvez eu mesma conceituasse minha participação de forma suficiente para não reprovar, pois sei de minha doação e apesar das incompletudes de minhas tarefas o objetivo maior da faculdade de pedagogia mudou minha vida para sempre e minhas atitudes refletem o que a UFRGS espera de seus alunos.

2 comentários:

Simone disse...

Olá Tati!
Foi muito bom estar contigo ontem a noite no workshop
assistindo a apresentação do teu trabalho final. Este foi um semestre bastante difícil para ti e ficamos muito felizes que, apesar das dificuldades e da desmotivação, encontraste forças para continuar no curso. Desejo boas férias, bom descanso e até o próximo semestre! Um abraço, Simone - Tutora sede ECS

Nadie Christina disse...

Oi Tatiani,

Fico feliz que tenhas cruzado com pessoas como a Maura e Bea, que não te permitiram desistir do sonho. A tua história é linda e acredito que nada do que tu passou foi em vão. As duras escolhas e as experiências te transformaram nessa pessoa forte, corajosa e que sabe muito bem o que quer para si. Estou convencida que vais atingir os teus objetivos. Me lembro de uma frase, da diretora da escola que estudei até o Ensino Médio, no auge do "condicionamento" ela dizia: Querer é poder!!!! Ouvíamos aquilo todos os dias ao astear a bandeira, mesmo criança eu achava aquilo absurdo...pois não se consegue tudo o que se quer, só se consegue o que se 'faz acontecer'. Seja bom ou ruim, é preciso haver ação para as coisas acontecerem...E, estás agindo para mudar o teu presente e o teu futuro. E, com paixão o que dá mais força ainda...
Já te disse e repito, me considero privilegiada por poder compartilhar de uma parte da bonita história que vocês estão escrevendo. Sabemos que não é fácil e é isso que nos motiva a estar aqui. Acreditamos na capacidade de vocês de construírem um novo futuro para si e para todos os seus alunos de hoje e do futuro...
Espero que não tornes a desanimar, mas se isso acontecer procure pensar nisso!
Um carinhoso abraço da "Carrasca bacaninha" :)