segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico



A arte de conduzir o povo.

Como a demagogia nos cega.
Gostaria neste semestre de ter sido mais eu, com a qualidade que sei ter o poder de demonstrar, mas como tantos “mas” de nossa vida, carreira e sonhos não podem sempre ser atingidos apenas justifico algo que não poderia sê-lo feito.
Ao ler o texto apresentado em forma de Conferência no 2º Fórum Mundial de Educação em Porto Alegre no ano de 2003 visualizei o cotidiano nebuloso em que a educação está inserida. Não há rotina, aquela rotina produtiva, excelência na qualidade, busca pelo aprimoramento. Há pressa. Tudo necessita números, de preferência que expressem um desejo e não a realidade.
Estou neste ano lecionando numa escola diferente da qual fazia parte até o ano passado. Recebi uma turma de 1º ano com a qual não tinha nenhuma experiência. Li e reli o PPP da escola e seu Regimento. Fiquei emocionada e feliz por ver um material tão bem escrito e elaborado dentro das premissas que supõem uma escola cidadã. O aluno sendo o protagonista da educação, os mestres ofertando caminhos e manobras que desenvolvam as diferentes potencialidades de seus pupilos... E hoje, leio com carinho as palavras proferidas por Charlot e fico imersa numa dúvida muito cruel: Será que minha escola realmente vive o que ali está tão esmeradamente descrito, sugestionado e proposto? Minhas solicitações são sempre bem aceitas pela Direção, estou sendo muito elogiada pelo bom trabalho, as mães dos alunos querem que eu avance para o próximo ano com a turma, mas será... Não vejo nada que contradiga os bons frutos neste ambiente, porém peco e muito porque não vejo nada além de minhas atitudes e esforços, falhas e anseios. Vou esfregar os olhos e visualizar na práxis tudo aquilo que está me deixando orgulhosa por fazer parte desta nova família de trabalho. Certamente quero confirmar noutras linhas o quanto estou mergulhada num ambiente inovador, responsável por sua própria palavra e que cobra da comunidade escolar aquilo que reza em projeto fazendo que a autonomia da escola seja vindoura de uma equação justa, equilibrada e real, não bonita nas expressões e demagógica em seu cotidiano.

2 comentários:

Vera disse...

Olá Tatiani. Traga as contribuições da ECS para este espaço. Passei no teu webfolio estás com as seguintes atividades pendentes: ECS3, ECS4, ECS5 e ECS6. Por favor, entra em contato. Abraço, Vera Corazza

Luciene Sobotyk disse...

Oi Tati!
É esta a situação de muitas escolas:o papel tudo aceita...infelizmente!Estou me envolvendo com as discussões do PPP e Regimento de minha escola e achando muito proveitoso.Minha expectativa é que não fique apenas no papel.Bom final de semana!Beijos,Luciene