segunda-feira, 30 de julho de 2007

Estereótipos

Como as coisas são diferentes do que pensamos ou dizemos quando as rotulamos a partir de dados e percepções de outras pessoas.
Estou há uma semana aqui em Assunção, capital do Paraguai e estou encantada com tudo que vi.
Ao chegar trazia comigo o estereótipo de um lugar com gente gritando para todo o lado vendendo e cambiando coisas de todos os tipos, sujeira e pessoas mal-humoradas.
Uma visão errônea do povo, dos costumes e de como nossa ignorância prejudicam o real amor fraternal e respeito, bem como admiração por nossos irmãos tão próximos.
Que gente boa esta!
Fazem de tudo para agradar. Vi poucos animais abandonados nas ruas da capital, não vi crianças fora da escola não sendo somente pelas crianças indígenas que estão acampadas nas principais praças da cidade com seus familiares (uma grande aldeia de sem-terras).
As lojas são lindíssimas e mesmo você não tendo dinheiro algum é bem recebido e atendido por todos.
Carros de pequeno porte são quase inexistentes. Nunca vi tantas caminhonetes esportivas andando juntas... Uma mais linda do que a outra!
Os alunos das escolas são muito educados, passam olhando a gente nos olhos e sempre cumprimentam sorridentes.
Há uma estimativa do comércio de Assunção que em janeiro e julho de cada ano cerca de três mil brasileiros mudam-se temporariamente para cá por motivos de estudos (Mestrado e Doutorado) como é o caso de meu maridão que está fazendo o Doutorado.
Aqui é possível conhecer muita gente importante no nível acadêmico brasileiro. Por exemplo: conheci o Diretor do Ensino Superior à Distância de Roraima, uma das avaliadoras do MEC dos Cursos de Nível Superior do Brasil, os professores dos mestrandos e doutorandos que são da Venezuela, do Paraguai e do Brasil.
É muito interessante ver estas pessoas virando a noite para fazer trabalhos muiiiiiito difíceis, coisa que pra gente seria aparentemente impossível de fazer. A qualidade do ensino é excelente.
Voltarei a descrever algumas coisinhas mais daqui em breve, assim que conseguir um computador, hehehehe!

3 comentários:

Luciene Sobotyk disse...

Oi tati!
Legal conhecer pessoas de outro país,né?Estou curiosa para saber o que vc foi fazer exatamente aí.Esperarei pelas próximas postagens.Boa semana,Luciene

biapedag.blogspot.com disse...

Estou como a Lu: aguardando novas postagens, com novidades... um abraço e até dia 10. Mas se quiseres e puderes escrever algo...não te acanha, viu? Vou passar pra espiar. Beijos.

Ivana disse...

Olá Colega, passei aqui para te parebenizar pelo Dia dos Professores!
Beijos, Ivana.