domingo, 27 de junho de 2010

Uma arquitetura na caixa...

Nossa Caixa para a outra Turma!





O estágio se encerra, mas as marcas das atividades prosseguirão até o final deste ano certamente. A primeira arquitetura que realizamos que consistia basicamente na troca de vivências entre duas turmas de primeiro ano de escolas diferentes foi muito produtiva e despertou em todos a curiosidade em conhecer mais. Não é incomum um aluno trazer de casa alguma contribuição para a caixa mesmo que a troca já tenha sido efetuada. Eles querem mais. Aproveitamos dicas de trabalhinhos em nossa aula, conversamos sobre os vídeos que recebemos. Os alunos tiveram muitas ideias para retribuir com outros vídeos e agora estamos planejando um calendário para novas produções para estes amigos da outra escola. Pena que ambas as escolas envolvidas são da rede estadual e não possuem acesso à Internet. Imagina termos a possibilidade de trocas on line??? Não há nem lan house perto de minha escola e a baixa renda das famílias é mais um ponto negativo que impossibilita alguns planejamentos como um passeio juntamente com a outra turma, ao menos por agora.
De qualquer forma através de trabalhinhos, fotos, imagens pudemos conhecer estes alunos que buscam chegar ao final do ano lendo e escrevendo o mundo inteiro! Comparamos as atividades que são realizadas e percebemos que é possível trilhar caminhos diferentes para atingir um memo objetivo.
Os alunos acharam tão linda a caixa que recebemos que a mesma foi quem abraçou nossos caderninhos na Festa do Caderno onde assumimos o compromisso de fidelidade para com este amigo escolar.



Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Tati!

Que legal esta proposta! E como esta troca é importante para reconhecermos a riqueza que existe nesta colaboração.
Uma possibilidade bem legal que poderiam fazer era uma videoconferência entre as duas turmas. Para isso, poderiam usar dois notes (1 em cada escola) com acesso a internet e utilizar o Skipe. Já pensou a felicidade deles em se enxergarem!
Fico a disposição se precisarem de ajuda, ok?

Abraços,
Vanessa