segunda-feira, 28 de junho de 2010

Um bom planejamento



Quanto se ganha quando planejamos bem as coisas! Disto todo mundo sabe, mas cotidianamente pecamos e digo nós porque em meu grupo de colegas de estágio não fora incomum ouvir esta frase. A projeção sistemática de onde partimos para onde vamos realmente traz benefícios que a correria de todos os dias apaga. Nos satisfazemos com um planejamento muita vezes em tópicos ou pontos que deverão ser alinhavados, entretanto quando realmente projetamos o futuro tudo fica mais limpo, mais interessante e bonito. Aquela folha avulsa que um colega nos alcança perde o valor de antes porque precisa ser o momento certo, estar encaixada no contexto, precisa fazer parte deste todo que fora planejado. Ora, como ousaria entregar uma folha de repente, sem um objetivo específico?
Bateu-me um saudosismo dos tempos de Magistério quando planejávamos no diário até a nossa respiração. Mudou o formato, mas não a forma. Os grandes líderes mundiais sempre admitem ter escrito suas metas antes de alcançá-las.
Com este estágio pude refazer minha prática. Pude me doutrinar a parar nesta rotina doida e pensar de forma elaborada. Não quero dizer que minhas aulas não eram planejadas, longe disto, sempre primei por isto, mas não eram tão bem planejadas, em seus detalhes, com as ligações possíveis. Nunca os imprevistos foram tão bem aproveitados. Quero dizer que sinto-me como saída de um programa de reeducação alimentar, onde o organismo rejeita determinadas posturas. O cansaço é o mesmo, contudo há uma necessidade maior de organizar a semana...
Terapia de choque, bomba de remédios, coquetel de drogas, que nada, compromisso. A gente sabe e o mínimo é fazer bem feito, por nós, por eles, todos sim, pela educação!

3 comentários:

Beatriz disse...

Tati querida, teus últimos post estão excelentes por que trazem situações ricas de aprendizagem, reflexões sobre elas e a continuidade das mesmas. Flas que o planejamento é fundamental, mas lembra... ele não pode ser sufocante. Por isso, não concordo com a tua comparação entre planejamento atual e o antigo. Eu diria justamente o contrário: mudou a forma, o conteúdo e o continente, a forma até pode ter semelhanças com a antiga. Eu fiz magistério e foi excelente. Mas, hoje me acho hpa anos luz do planejamnto que fazia naqula época. Acho que tivestes um momento de saudades que, se for bem refletido, vais ver como está hoje diferente.
Um abração
Bea

Grace Milcharek disse...

Olá Tati!
Agora estarei junto às professoras do Seminário Integrador 09 para acompanhar o teu Blog.
Com carinho,
Grace Maria

Iris disse...

Olá, Tati

Passei para acompanhar tuas impressões e reflexões acerca da atividade solicitada pelo Seminário Integrador. Já estamos finalizando a segunda semana e vejo que ainda não iniciaste o solicitado.
Tenho a convicção de que esta atividade te ajudará a tomar consciência dos processos vividos durante o curso, mas também te ajudará a rever materiais úteis para a elaboração do TCC.
Vamos lá? Esta é a única atividade solicitada pelo SI e precisas dedicar 90h para esta interdisciplina. Como já sabes, escrever é preciso!
Abra@os, Iris