sexta-feira, 4 de abril de 2008

Reflexão sobre o trabalho da Linha do Tempo

Não conhecia este tipo de interação. Conheço blog, diário, caderninho, tantas formas de registrar intimidades e histórias, mas nada como esta linha. Um número magnífico de possibilidades para retratar uma história ou de um grupo quem sabe? Quero muito criar uma linha do tempo com meus agentes ambientais infanto-juvenis aqui do Centro de Educação Ambiental Sala Verde. Desejo que eles compartilhem seus êxitos, fracassos, angústias, festas, tudinho...
Gostaria muito de ter tido a possibilidade de inserir imagens na minha linha. Cabe a justificativa: Estou em processo de mudança (casa) tudo está empacotado e não disponho nem de computador agora. Minhas fotos não puderam ser escaneadas porque não as achei nas caixas da mudança. Estou ciente de minhas limitações e impossibilidades. Primo pelo bom uso de ferramentas e gosto de apresentar bons resultados. Dentro de minhas possibilidades fiz tudo que podia para enriquecer com fatos a minha própria história, porém a falta de imagens certamente irá prejudicar minha avaliação, eu mesma colocaria o mesmo como um critério. Bem, mas ao menos sei como fazê-lo. Entendi facilmente como usar o programa, não o achei complicado e muito pelo contrário do que poderia parecer vou aplicar de forma perfeita e harmoniosa esta atividade com meus adolescentes de plantão... Ensinarei-os a manusear esta linha e irei monitorando o desenvolvimento da mesma para sorrir com eles a nossa vitória em criar algo tão útil, importante e documental. A história desta turma nunca mais será a mesma.
Comentei os trabalhos da Jaqueline, do Artur e da Zinara. São linhas maravilhosas, cheias de idéias, fatos, fotos e emoções. Fiquei querendo muito que a minha estivesse tão agradável visualmente que provocasse a vontade de ler só pelo correr dos olhos nas imagens! Muito bem elaboradas foram as tarefas destes três colegas.
Por fim, cabe registrar que valeu à pena conhecer a história da informática na educação dentro do Brasil. É como tantas, uma luta de longa data, com passos ora pequenos, ora gigantes e ambiciosos.
Minha escola receberá 10 máquinas do PROINFE este ano e como foi bom saber de onde e o porquê desta vinda. Como é bom explicar para os colegas da escola as causas e as consequências de programas que, em muitos casos estudados, levaram anos para serem aprovados apenas. A informatização é a própria definição da contemporaneidade. Saibamos, pois, ao menos a caminhada que se estabeleceu em nosso país.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the DVD e CD, I hope you enjoy. The address is http://dvd-e-cd.blogspot.com. A hug.