Reflexão sobre o texto "Os domingos precisam de feriados"
Recebemos este texto "Os domingos precisam de feriados" para leitura e reflexão da prática pedagógica na disciplina de Ciências Naturais. Creio que natural não condiz muito com a vida desenfreada que levamos atualmente. Não vivemos, sobrevivemos. Não saboreamos, engolimos. Não descansamos, criamos mais e mais... qualidade já não é o objetivo principal. A idéia de que quantidade traz a qualidade é muito questionável.
Percebi através da leitura como minha vida conturbada precisa desesperadamente de férias! O final de semana é sinônimo de início de trabalhos em casa, organização das faculdades, busca de alimentos no mercado (que adora gente como eu!), enfim, o final de semana não é o fim de trabalhos em nome do descanso é a desculpa para trabalhar longe da rotina semanal. Levamos o trabalho para casa e a casa, bem, esta fica por aí, sendo desfrutada pelos insetos, animais de estimação e a poeira que paira sobre os móveis. A casa é como uma estalagem onde deixamos cair nossos corpos cansados em camas quentes e fofas por algumas horas de sono não tão profundo.
Não sei onde vamos chegar neste ritmo que contraria a própria natureza humana, mas sei que estamos produzindo mais do que nunca. Paradoxalmente vivemos menos e mais longe da paz e tranquilidade bucólica que vemos nos filmes americanos com final feliz.
É uma busca para demarcar a história. Fazer a história é outra linha de atitudes. Não queremos passar em vão, nem que para isto devamos pagar um alto preço emocional.
A vida... precisa de feriado!
Um comentário:
Tati, teu blog tem aquilo que se constitui no objetivo de sua criação: um diário de bordo pessoal, onde o criador pontua criticamente a si mesmo e ao mundo com o qual se relaciona. É sempre um excelente momento le-lo. Gosto muito. Com ele, já estou ansiosa esperando um ortfólio denso e muito cheio de idéias e argumentos interessantes.
Só para te deixar acompanhada na loucura te confesso que me aposentei para poder trabalhar mais. Pode??
Um abração
Bea
Postar um comentário